Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro

História

A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) originou-se a partir da visão do Reitor do IFPR, professor Irineu Mario Colombo, de ampliar o suporte das atividades acadêmicas e de gestão, dando, assim, maior autonomia e poder de decisão às áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O primeiro passo foi a construção de um relatório preliminar, que indicava a necessidade reestruturação na área de TIC dentro do IFPR para adequar as demandas existentes.

Uma das primeiras ações foi alterar os status de Assessoria de TI para Diretoria TIC, que foi estruturada conforme o organograma abaixo, visando melhores condições de execução e sustentação das propostas assumidas pela nova gestão. No contexto acadêmico, estas ações atuam como instrumento de pesquisas, coleta e armazenamento de dados, meio de acesso e de difusão da informação e do conhecimento. No contexto de gestão, servem como instrumento de automação e racionalização de processos administrativos, dando suporte ao planejamento, acompanhamento, avaliação e controle.

Missão

Viabilizar soluções em tecnologia da informação e comunicação que contribuam para o desenvolvimento institucional e da comunidade acadêmica, visando a promoção da educação profissional e tecnológica de excelência, comprometida com a justiça social.

Visão

Ser referência na viabilização de soluções de tecnologia da informação e comunicação no âmbito das instituições federais de educação profissional e tecnológica.

Valores

–  Valorização humana;

–  Ética no desenvolvimento das ações;

–  Alinhamento estratégico institucional;

–  Excelência em TIC

–  Busca e fomento de inovações tecnológicas.

ORGANOGRAMA

Diretoria de tecnologia da informação e comunicação
DTIC

Comitê Diretivo de tecnologia da informação e comunicação

Comitê gestor de segurança e informação

Núcleo de segurança em T.I.


Seção administrativa e financeira

Seção de governança de T.I.

Seção de atendimento técnico

Núcleo de processos de T.I.


Diretoria de sistemas

Coordenadoria de desenvolvimento de sistemas

Seção de analise e desenvolvimento de sistemas

Seção de testes de qualidade de software


Núcleo de banco de dados


Diretoria de infraestrutura


Coordenadoria de infraestrutura e serviço

Seção de data center

Seção de serviços